Postagem em destaque

Speak English

Atenção! Visto que  página do Face Speak English está com 400 curitdas até o presente momento,iremos oferecer um curso de inglês ...

sexta-feira, 18 de abril de 2008

A blogosfera contra o analfabetismo

Antes de fazer este post resolvi fazer uma pesquisa sobre o analfabetismo no Brasil e pude constatar que aqui na América do Sul estamos pior do que na Argentina! Só para se ter uma idéia, em 1886 o percentual da população escolarizada no Brasil era de apenas 1,8% contra 6% de nossos vizinhos portenhos. Desta feita, no ano 2000 a Argentina ocupava o 34º lugar no índice de desenvolvimento humano (IDH) enquanto o Brasil amargava o 73º lugar...
O pior é que o analfabetismo pode ser classificado em:
1)analfabetismo (puro e simples);
2)analfabetismo nível rudimentar;
3)analfabetismo nível básico;
4)analfabetismo nível pleno;

O indicador nacional de analfabetismo funcional (INAF) foi criado em 2001.
Com este índice pode-se constatar que a maioria dos alfabetizados no nível rudimentar e básico não costuma ler livros (29% e 16%) ou só lêem um tipo de livro (42%), geralmente a Bíblia ou livros religiosos. Só entre pessoas alfabetizadas no nível pleno temos uma maioria de leitores que diversifica seus interesses: 33% costumam ler dois gêneros e 34% três ou mais gêneros, incluindo, além dos religiosos, as obras de ficção, biografia e história, ensaios e livros técnicos, entre outros.
Desse pequeno post, resta-nos a seguinte conclusão, conforme mencionada no site :

é preciso reconhecer que a promoção do alfabetismo não é tarefa da escola! É dever de todos nós!

3 comentários:

Georgia disse...

Acho que agora você entendeu a importância da blogagem. Imagina todos esses números gritando a nossa frente no menino de rua que vemos todos os dias?

Muito boa a sua postagem.
Parabéns pelo desempenho.

Valeu.

Bom fim de semana

evipensieri disse...

O incentivo e o gosto pela leitura por prazer deve vir desde criança.

Leitura por obrigação é a pior coisa que existe.

Elvira

gilson disse...

O problema é que isso não é de fácil solução. Temos problemas estruturais e políticos que passam pelas regras da aprovação automática e vão até a questão da qualidade dos professores. A leitura não tem nenhum estímulo. Sem falar que livro em nosso país custa muito caro. Enquanto políticos não souberem que a população quer ensino de qualidade, e mostrarmos isso nas urnas, ainda vamos ficar com o papo de que a solução é os Amigos da Escola.

Paisagem

Paisagem
Nature

Quanto vale esse blog?


My blog is worth $16,371.66.
How much is your blog worth?

board


Myspace Graphics at 123glitter.com
Loading...

Arquivo do blog

Quem sou eu